IBOPE aponta SBT e Record empatadas na Média Nacional



 
A disputa por audiência tomou rumos alucinantes nos últimos tempos. A Record assumiu a vice-liderança há quatro anos e de lá pra cá assustou a Globo e ofuscou o SBT na sua modesta terceira colocação, já ameaçada pela Band.
A disputa manteve-se acirrada por um bom tempo, mas logo depois a estabilidade reinava na Barra Funda que tinha seu principal inimigo (SBT) totalmente desestruturado e perdido com a situação. Mas, para alegria dos executivos da Anhanguera, a rival começou a perder terreno, a sonhada liderança ficou mais distante do que nunca e a disputa pelo segundo lugar voltou aos holofotes.
Nesta segunda (24), o jornalista Flávio Ricco trouxe em sua coluna diária no UOL a parcial da média-mês de janeiro no PNT (Painel Nacional de Televisão) referente aos quinze primeiros dias do ano que acabara de começar.
Uma surpresa para a Rede Record, que apesar dos macro-investimentos aos longos dos últimos anos e do seu crescimento em audiência e faturamento, está tecnicamente empatada com o canal de Silvio Santos na segunda posição.
Abaixo você confere o comparativo das cinco maiores redes do país. O esquema trará a audiência real (em décimos) e a arredondada (usada pelo mercado publicitário). Há, portanto, um empate técnico. Confira:
 Globo: 15.2 = 15
 Record: 5.3 = 5
 SBT: 4.7 = 5
 Band: 1.8 = 2
 RedeTV: 0.7 = 1
O resultado deixa a Record em alerta, visto que a grade do SBT é cerca de 50% mais barata que a sua e acaba alcançando o mesmo resultado. O resultado é favorável apenas para a Globo que tem o triplo da segunda colocada ou supera a soma das demais, e para o SBT que se aproximou da Record. Em outras palavras, podemos concluir que a Record está mais próxima do SBT do que da Globo. O que nos leva a pensar que o segundo lugar não está totalmente assegurado em relação ao PNT (média nacional).
Os executivos da Barra Funda precisam repensar suas estratégias, não é possível que tanto investimento garanta apenas uma vice apertada. De fato, a engrenagem começa apresentar defeitos, algo deve ser feito.
Talvez este resultado explique o porquê da Record ter trocado o canal que seu monitor fica sintonizado no departamento de jornalismo. Até poucos dias a Globo era acompanhada 24 horas, hoje, percebe-se, preferem os desenhos e séries do SBT. Novos tempos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá bonito blogue , adorei bastante, secalhar poderiamos tornar-nos amigos de blog :) lol!
Tirando as piadas o meu nome é Cristiano, e assim como tu publico blogs se bem que o tema principal domeu blogue é bastante distinto de este....
Eu faço páginas de poker que falam de dinheiro grátis para jogar poker sem teres de por do teu bolso......
Apreciei bastante o que li aqui!

Zuzubessa disse...

Para mim a SBT é a melhor de tudo, não gosto do jornalismo e nem das novelas da globo, so ensino bandizagem e outras coisas sim da SBT começanda já as novelas e o programas que são ótimas como por excemplo coraçõs feridos e as demais certo?
adora a SBT
Bjos Zuzubessa