Gabriela Elena Spanic Utrera, conhecida carinhosamente por Gaby. (Ortiz, Venezuela, 10 de dezembro de 1973) é uma atriz, cantora e modelo de telenovelas venezuelana. Seu pai emigrou junto com seus avôs da Croacia para Venezuela em 1947. Tem uma irmã gemêa, também atriz, Daniela Spanic.
Nasceu na Venezuela, estudou atuação e cursos para a voz. Em 1992, com 18 anos, Gabriela participou do concurso de miss Venezuela representando o estado de Guárico. Ganhou apenas o prêmio de melhor corpo do concurso, mas conseguiu ser miss Venezuela Internacional, e assim deu o primeiro passo na sua carreira.
Em 1997 se casou com o ator Miguel de León ( Douglas Maldonado em A usurpadora). Em 1998 protagonizou La Usurpadora ("A Usurpadora") na rede de TV mexicana Televisa, junto de Fernando Colunga. A trama foi vendida para inumeros países e traduzida para mais de 25 idiomas, entre eles, o português do Brasil. Na novela, interpretou as gêmeas Paola e Paulina. Esta foi a primeira novela de Gabriela transmitida no país pelo SBT.
Gabriela estudou teatro no Centro de Investigação Teatral Luz Columba com Nelson Ortega e cursou o 1º e 2º semestre de Pscicopedagogia na Universidade Aberta de Caracas. Em 1999 defronta-se com um novo estilo cênico na telenovela "Por tu amor" ("Por teu Amor"), com um personagem diferente, com um caráter forte e ao mesmo tempo muito doce (Gabriela é a protagonista "Maria Del Cielo" ou, em português, "Maria do Céu"), trabalho este que conquistou públicos distintos ao redor do mundo.
Em 2001 grava "La Intrusa" ("A Intrusa") ao lado dos atores mexicanos Arturo Peniche, com quem já atuou na novela "A Usurpadora" e Sergio Sendel fazendo agora o papel de "Virgínia" e "Vanessa" que diferente de Paola e Paulina, se amavam e se respeitavam.
Em 2003 Gabriela grava a novela "La Venganza", já pelo canal de televisão "Telemundo" ao lado de José Ángel Llamas, interpretou Valentina Díaz, uma boxeadora que desconhece seu passado, onde "Gaby" como é popularmente chamada por seus fãs, mostra mais uma de suas facetas. Neste período, Gaby e Llamas mantiveram um tumultuado e comentado romance que teve fim seis meses depois. A novela foi o marco de entrada da Telemundo no meio produtor de telenovelas e 'La Venganza', vendida para mais de 40 países.
Ainda pelo canal Telemundo, Gabriela grava outra novela, como Guadalupe, na novela 'Prisionera'. Em 2005 lança seu primeiro CD e sua autobiografia "Mi Vida Entre Líneas", na qual relata toda sua história de vida. Em 2006, seu mais recente papel, interpretou Valéria San Roman, rica empresária do mundo dos vinhedos da Califórnia em"Tierra de Pasiones", com carater forte e batalhador. Com esse papel, Gaby conquistou o prêmio FAMA 2006 (revista FAMA, CNN en Español e GM), na categoria de melhor atriz do ano nos Estados Unidos. Gaby foi eleita pelos estadunidenses como a atriz latina mais poderosa.
Tendo uma carreira brilhante como atriz, Gabriela tem vivido distante de sua irmã gemêa Daniela Spanic, e seu cunhado Ademar Nahum, a quem Gabriela considera o responsável pelo afastamento de Daniela de toda a família. A crise foi desencadeada durante o problema de saúde que Daniela sofreu no México, ela esteve coma durante vários dias após sofrer um derrame cerebral, quando estava grávida de 4 meses de sua filha Catalina. Mesmo após a recuperação de Daniela e o nascimento da sobrinha, desde então as irmãs não se falam. Gabriela também não tem um bom convivio com seu ex-marido, o empresário venezuelano Neil Perez, pai do seu filho Gabriel de Jesus. Ele não reconheceu nem registrou a criança, exigindo de Gabriela teste de DNA, a acusando de traição durante todo o casamento de 9 anos. O DNA é algo que ela prontamente negou e só o faria mediante a justiça. Ela cria o filho sozinha com a ajuda da mãe e da babá.
Logo ao final de 2009 Gabriela foi ao México, fazendo aumentar as especulação de que poderia voltar as telenovelas mexicanas após 9 anos de afastamento, por conta de seu casamento com Neil Perez, e as especulações eram verdadeiras, a rede Televisa a chamou para participar da nova telenovela do produtor Nicandro Díaz González, intitulada de "Soy tu dueña", se especulou muito que ela seria a protagonista ao lado de Fernando Colunga após 13 anos para repetir o êxito de 'La Usurpadora', mas sendo a antagonista. A telenovela estreiou em abril de 2010.
No dia 19 de agosto foi presa no México sua assessora, a argentina María Celeste Fernández Babio, acusada de envenenar a atriz, sua mãe, seu filho e a babá contratada pela família, durante quatro meses, com cloreto de amônio. A mãe e o filho de Gabriela, bem como a babá, foram salvos com ajuda médica no dia 6 de setembro; já a atriz foi internada às pressas em estado grave, durante as gravações da novela "Soy tu dueña". Segundo médicos ela estava sendo submetidas a cuidados intensivos, sedada e com o estado de saúde muito grave. No dia 7 de setembro a atriz saiu do hospital em cadeira de rodas, e voltou a gravar a novela no dia 9 do mesmo mês. O motivo do envenenamento teria sido a paixão secreta por Gabriela, mantida pela assessora durante meses.
0 comentários:
Postar um comentário